Festivais

Em 2012 o Musicaxias passou para o coletivo ManifestaSol Solares a realização do Grito Rock Caxias. Confira abaixo os festivais já realizados pelo Musicaxias.

—————————

Festival Grito Rock Caxias 2011

A gritaria de um sábado de lua cheia

O dia nasceu perfeito. Deus mandou o sol e disse: agora é com vocês, caprichem no rock’n roll. Mas para o rock, nada é fácil. A peleia começou na sexta à noite. Alguns bares não deixaram que as pirâmides (cobertura) fossem montadas, conforme estava combinado. No dia seguinte também não foi possível montar as pirâmides, pois a Feira Ecológica já estava funcionando. Dentro da grande ajuda prestada pelo Departamento de Arte e Cultura Popular da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul houve um pequeno esquecimento. O de avisar os feirantes que a Feira deveria ter sido montada em outro espaço. Mas, nada que o bom diálogo não resolva. Ao final da procura pela solução, o Festival decidiu ceder para não prejudicar ninguém, e montou a estrutura do outro lado da Estação – constatando que a nova posição acabaria sendo surpreendentemente melhor que a anterior.

Os fiscais de trânsito já estavam a postos cedinho da manhã. Foram eficientes e liberaram a rua, pedindo para os carros estacionarem em outro local. O lixo da noite anterior estava faceiro da vida, achou que teria vida longa. Mas a Codeca foi rápida, atendeu ao nosso pedido imediatamente, e recolheu os fedorentos dali. O diretor geral da Secretaria da Cultura, João Tonus, compareceu ao local no início do dia pra checar se tudo estava ok. Ao final da manhã, as pirâmides, o palco e o som foram montados, a Casa das Oficinas preparada com cadeiras e equipamentos para os workshops, e o Camarim já estava louco para receber os artistas.

Às 13h30, na hora H, no dia D, quando o primeiro workshop e o festival iriam começar… apagão. Cadê a energia elétrica?! Um homem descia do poste na entrada da Estação. A energia havia sido cortada para uma ação da RGE que duraria até às 18h. Curioso é que ninguém foi comunicado de nada. Depois de muita discussão (pacífica, é claro) com os funcionários da RGE, a produção do Festival acionou a Secretaria da Cultura, que pela ação de João Tonus e Antônio Feldmann, conseguiu suspender a operação da empresa, mantendo a realização do Festival.

Após uma hora de atraso nas atividades por causa da escuridão, o Grito Rock Caxias teve seu suado e merecido início. Típico das coisas do rock’n roll. E daí pra frente foi só alegria. Os workshops foram diversificados e bombaram desde o primeiro. A cadeia produtiva da música foi explorada etapa por etapa. Tita Sachet, Fran Duarte, João Viegas, Benhur Lima, Frank Solari, Ray-Z, Lucas Hanke e Nei Neto palestraram com excelência. O público era qualificado. Bandas, artistas e curiosos perguntaram e anotaram muito. Buscando profissionalização e amadurecimento. Uma demanda reprimida que foi suprida. Missão cumprida.

Como num efeito em cadeia, os shows também começaram com uma hora de atraso, devido ao apagão. Às 18h30 The Dancing Demons subiu no palco, “tocou o terror” e abriu a tão aguardada noite.  Bob ShuT e Zava deram seqüência com ótimos shows. Doyoulike? e Tópaz fizeram a galera adolescente enlouquecer. Os Oitavos e Apanhador Só atenderam o público mais adulto. E aqui cabe uma ressalva. A produção do Festival tinha autorização para realizar o evento com término às 24h. Durante o show da Apanhador, vizinhos já ligavam reclamando do barulho. O horário limite precisou ser respeitado e, infelizmente, a banda de encerramento teve que encurtar um pouco seu show. Mas mesmo assim apresentou um ótimo trabalho, o público adorou e fechou a noite com chave de ouro.

A maior lua cheia de duas décadas, um público de 3.500 pessoas, um festival de rock’n roll sem nenhuma briga, entrada franca, e o início de um grande movimento, em todos os sentidos. Se você fez parte disso, sorte a sua, nós também adoramos.

Isso tudo só aconteceu por causa de algumas pessoas e instituições, são elas: Musicaxias Produções, Circuito Fora do Eixo, Abrafin, Toque no Brasil, Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, Prefeitura de Caxias do Sul, Faculdade da Serra Gaúcha, Visate, Randon, Departamento de Arte e Cultura Popular e Secretaria Municipal da Cultura (João Tonus, Clarissa Rossi, Antônio Feldmann e Elvino Santos) Codeca, Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Brigada Militar, Guarda Municipal, Dinâmica Comunicação Empresarial, Noise Áudio, Eletrosonica, Gollden Food, Festa da Uva, Jaime Rocha, W37, Matrix, Leeds Pub, Vagão Classic, pessoal da Economia Solidária, imprensa, bandas, artistas, amantes do rock’n roll e a nossa equipe – Cassiana Borilli, Ricardo Dini, Cláudio Troian, Juarez Barazetti, Cris, Cris Troian, Marcos Reis, Karine, Raimundo, Nil Kremer e Lula Sonego. A produção e organização do festival foram impecáveis!! Também agradecemos muito aos seguintes parceiros pelo ótimo trabalho: Vibe Locações, Vox Arte, Ramon Munhoz, Marcelo Andrighetti e Samuel Bovo.

Nós, da Musicaxias Produções, somos incansáveis. Quando as coisas não dão tão certo, nós insistimos. Imagina o que a gente faz quando elas dão super ultra master certo como o Grito Rock Caxias. Te prepara que ano que vem tem mais. Muito mais.

E se tu tiraste alguma foto, fizeste vídeos, etc, manda pra gente no gritorockcaxias@gmail.com. Faremos muita coisa bacana com esse material coletado! Obrigado por tudo e demo via, que ainda tem muito a ser feito. Keep rocking!!

Há braços!

Musicaxias Produções / Grito Rock Caxias

——————————————————————-

Festival Musicaxias

musicaxias net

III edição do Domingo MusiCaxias – especial rock’n roll

A terceira edição do Domingo MusiCaxias – Festival de Música Autoral Caxiense acontece no dia 28 de junho, às 16h, no Vagão Bar, com participação das bandas Ton e os Karas, Revólver, Tia Chica e Agente ED. Entrada: R$ 6,00 – PROMOÇÃO: Leve 5 amigos e entre de graça!

Confira:

http://www.tiachica.com.br/

http://www.myspace.com/toneoskaras

http://www.myspace.com/agenteed

http://www.bandarevolver.com.br/

——————————————————————————————

2 domingo musicaxias

Arte: Laura Sonego (Lula)

II edição do Domingo MusiCaxias é com guitarristas

A segunda edição do Domingo MusiCaxias – Festival de Música Autoral Caxiense acontece no dia 31 de maio, às 16h, no Vagão Bar, com participação dos guitarristas Rodrigo Campagnolo, Cristian Rigon, André Viegas, Juliano Boz e Sasha Zavistanovicz. Entrada: R$ 6,00

————————————————————————————————

cartaz-domingo-musicaxias1

Arte: Breda (Vento)

I edição do Domingo MusiCaxias – Festival de Música Autoral Caxiense

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s