Rota Lunar prepara novo álbum para início deste ano

Banda caxiense, que teve origem no grupo Musical Vertente, lança CD que revisita trabalho realizado entre 1978 e 1993

capa Rota Lunar.jpg

A caxiense Rota Lunar está finalizando seu novo trabalho, com lançamento programado para o início deste ano. Intitulado Vertente, O Que Fica Na Memória, o álbum é formado por 14 canções que marcaram a trajetória da banda, nascida em 1978 como Musical Vertente. O material, que tem financiamento do Financiarte, da Prefeitura de Caxias do Sul, nunca teve registro fonográfico, e adota uma roupagem fiel às suas origens.

Entre as músicas, convivem gêneros como o nativista, a balada, a toada, o rock, a MPB e o blues, com uma levada essencialmente acústica. Por meio de uma linguagem poética, as letras de Selestino Oliveira transmitem uma visão questionadora sobre os momentos vivenciados na trajetória da banda. São contemplados temas que inquietavam sua geração: crítica social e política, discussão ética, ecologia e preservação da cultura regional, a busca da simplicidade, além de sentimentos e romantismo.

Rota Lunar

Formada por Selestino Oliveira (voz e violão), Vasco Machado (violão, viola, charango e vocais), João Geraldo Silveira (bateria e percussão) e Jonas Reis (baixo, teclado, violão e vocais), a Rota Lunar tem origem no Musical Vertente. Nascido a partir dos encontros proporcionados pelos festivais estudantis, em 1978, o Musical Vertente atuou com essa denominação até 1993. Produziu novos shows a cada temporada e participou de festivais, chegando a ser considerado o conjunto independente de maior constância em Caxias do Sul. Depois de um período de recesso, os integrantes retornaram ao palco em 1995, com a denominação Rota Lunar, mantida até hoje. Durante sua carreira, o grupo teve várias formações e os músicos Selestino Oliveira, Vasco Machado e João Geraldo Silveira, que fazem parte do conjunto atualmente, estiveram na formação original. Sob o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, em 2004 a banda lançou o CD intitulado Sobre a Cidade, em que musicou poemas de escritores de Caxias do Sul e Região.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s