Cristian Rigon revive os anos 50 e lança álbum de blues elétrico tradicional

capa_contrarigon

Cristian Rigon é um músico caxiense que tem suas raízes no rock, e que inclusive já tem um CD desse estilo gravado. Mas nem por isso o blues, que entrou tardiamente na sua carreira, deixou de se tornar um vício – e um vício que resulta agora em seu novo álbum, custeado pelo Financiarte. Down on the Highway tem lançamento marcado para o dia 12 de dezembro. O local escolhido não poderia ser outro para um CD de blues: o Mississippi Delta Blues Bar, em Caxias do Sul.

São oito faixas, duas delas instrumentais, e o ouvinte irá se deparar com um blues tradicional americano, com letras em inglês que contam o lado triste dos relacionamentos e também de festas e vida noturna. A vibe é de um show, pois as gravações foram feitas ao vivo no estúdio. Apesar de a música do álbum resgatar influências do blues das décadas de 40 e 50, o cuidado com a gravação atende as demandas atuais. “A mixagem e a produção é como se fosse de um CD do Metallica”, exemplifica o músico.

Apesar de este ser um projeto solo de Rigon, que atua como guitarrista e compôs as melodias e arranjos do CD, o músico conta com uma banda fixa. O vocalista, Alexandre Bergmann, também escreveu as letras. O baixo fica a cargo de Marcos Petta, e Leozão Reis completa o grupo na bateria. O álbum conta com participações especiais de nomes consagrados do cenário blues brasileiro como de Décio Caetano, Alexandre França, Toyo Bagoso, Camila Dengo, entre outros.

A opção pelo dia da semana do lançamento foi proposital: uma quinta-feira. A ideia é atingir o público mais fã do estilo, que aprecia as influências das duas correntes do álbum: o blues elétrico de Chicago e o blues da Califórnia, este mais animado e já flertando com o jazz.

Vídeo Clipe

Ainda antes do lançamento de Down on the Highway, já é possível conferir uma faixa do álbum em grande estilo. No dia 12 de novembro, Cristian Rigon divulgou na sua página oficial no YouTube o clipe da música Hey Honey. O projeto também foi aprovado e custeado pelo Financiarte, e conta a história da letra da canção. Rigon atua como o personagem que vai embora depois de uma noite com uma menina, e a atriz Dayane Mussoi interpreta a garçonete que fica obcecada pelo músico.

Completam a ficha técnica do vídeo o roteirista e diretor Le Daros; Filipe Mello, na direção de fotografia e montagem; Carine Panigas, na direção de arte; Leandro Foscarini, como assistente de produção; Cláudio Troian, como produtor cultural; e os atores Fábio Vergani, Luiz Jacomini, Kathiane Louzada e Pati Bogno.

Perfil

Cristian Rigon é músico, professor de música, arranjador, compositor e produtor. Trabalha com música há 20 anos, e já participou de diversas bandas, como a Burning Hell, The Blues Beers e Miraculum – das últimas duas, também foi fundador.

O seu primeiro CD oficial solo, Fire Symphony, foi lançado em 2003. Rigon ainda têm dois EP’s, um com a banda Miraculum, de 2000, e outro solo, intitulado Fatal Guitar e lançado em 1999. Com a The Blues Beers, lançou Gambling and Living, em 2009, e Ao Som de Blues, em 2012.

Rigon começou a tocar violão aos 12 anos de idade. Logo depois, aprendeu a tocar guitarra, e nunca mais largou o instrumento. Mas mesmo antes disso ele já pensava em música. “Minha mãe ouvia rádio o dia todo. Aos 5 anos de idade eu dizia que queria ser como o Roberto Carlos”, relembra o músico. Suas influências acabaram por ser diferentes, passando desde o rock brasileiro dos anos 80 até bandas tradicionais como Deep Purple, Guns N’ Roses e Led Zeppelin.

A influência do blues surgiu mais tarde em sua carreira, em 2004, quando um aluno da escola de música que Rigon fundou, a Allegro, disse que gostaria de aprender a tocar esse ritmo. Depois, com o surgimento do Mississippi Delta Blues Bar em Caxias do Sul, o músico teve a ideia de formar uma banda para tocar no local – a The Blues Beers. “Tive que ouvir muito blues em muito pouco tempo, e assim acabei viciando. Virei um entusiasta”, diz. A ideia deu certo, rendeu dois álbuns gravados e uma entrevista com Rigon na conceituada revista Guitar Player em julho de 2012.

Continuando sua carreira no blues, Rigon tocou no primeiro dia da recente edição do Mississippi Delta Blues Festival, que ocorreu de 21 a 23 de novembro em Caxias do Sul. Ele se apresentou em duas jam sessions com outros músicos que foram sorteados pela direção do evento,incluindo Gonzalo Araya, músico chileno.

Ficha Técnica:

Estúdio: DuZamba Records

Técnico de áudio: Marcos Zambon

Edição e mixagem: Marcos Zambon

Masterização: Marcos Zambon

Produção e arranjo vocal: Camila Dengo

Produção geral: Cristian Rigon

Produção cultural: Claudio Troian

Design gráfico: Jamwork Estúdio Estratégico

Fotografia: Tatieli Sperry

SERVIÇO

O quê: Lançamento do CD Down on the Highway, de Cristian Rigon

Quando: 12 de dezembro

Onde: Mississippi Delta Blues Bar (Moinho da Estação
Caxias do Sul – RS)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s