Fernando Aver Jazz Trio lança CD

O mais clássico do jazz. É esse o conceito que o primeiro CD do Fernando Aver Jazz Trio, homônimo, apresenta. Custeado pelo Financiarte da Prefeitura de Caxias do Sul e gravado no Estúdio W37, o álbum de estreia do trio busca a essência mais pura do estilo, tanto em sonoridade, estrutura musical, timbres, improvisação e formação de trio de jazz, com guitarra, baixo e bateria. Até mesmo quando falam em inovação, os músicos da banda mantém o foco no jazz – afinal, jazz é jazz, concluem, e os experimentos devem ser feitos mantendo sempre a linguagem característica do estilo, o que não é muito respeitado atualmente.

TENDÊNCIA

Seguindo essa linha, o CD apresenta uma junção dos melhores estilos de jazz, como bebop, modal e clássico. Reúne ainda elementos da música brasileira, tais como samba e baião. As influências para o material vêm de Wes Montgomery, Jim Hall e Pat Metheny, que permeiam também as guitarras. As técnicas utilizadas para estas, além das típicas de guitarra jazz, aparece a chamada “golden thumb” e oitavas do já citado Montgomery.

Os timbres também seguem a linha clássica do jazz – são utilizadas guitarras acústicas Condor Nelson Faria Jazz Model e baixo acústico em quase todas as músicas. Mas o destaque é para a mixagem e masterização, feitas de uma maneira tradicional que preserva os timbres e todas as variações de dinâmica feitas pela banda, sem o uso excessivo de plug-ins.

PERFIL

Fernando Aver atua como músico profissional e professor de música desde 1988, e trabalha na área de jazz há 17 anos. Em 2008, diante da necessidade de mostrar o seu trabalho solo – com a guitarra em primeiro plano – fundou o Fernando Aver Jazz Trio. A formação que gravou o disco conta com Fernando Aver na guitarra, Marcos Petta no baixo e Rodrigo Zorzi na bateria. Em 2010, o trio foi a atração principal do New Jazz Festival, festival de jazz de Caxias do Sul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s