Museu Virtual do Sintetizador

Confiram o inovador projeto coordenado por Eloy Fritsch:

Sobre o Museu Virtual do Sintetizador

A arte, a ciência e a inovação tecnológica constituem elementos fundamentais para o desenvolvimento de qualquer nação. Entretanto o quadro de divulgação da arte, científica e tecnológica no país é carente de recursos. Por isso é necessário empregar outras maneiras para estimular a curiosidade e o interesse da sociedade. Este projeto propõe utilizar uma ideia inovadora: “criar uma mostra para integrar música, ciência, e tecnologia”. Não basta criar novos centros e museus de ciência, é preciso integrar a ciência e a arte para reforçar e ampliar a divulgação sensibilizando a população e despertando o interesse da mídia responsável pela comunicação em massa.

O surgimento da música eletrônica inaugurou uma nova fase na interação entre a ciência e a música. Além da orquestra e os instrumentos acústicos tradicionais, os compositores passaram a utilizar instrumentos criados através de circuitos e processadores para produzir a nova música. Uniram o conhecimento científico e artístico para a elaboração de composições de vanguarda. A evolução da ciência permite que o músico utilize as novas tecnologias digitais e virtuais no fazer musical. Para empregar esses novos recursos no estúdio e no palco surge a figura do músico eletrônico, artista especializado em criar música através das máquinas utilizando os recursos da tecnologia dos sistemas e programas de computador para auxiliá-lo nas tarefas de composição e performance musical.

Através desse projeto pioneiro milhares de pessoas terão acesso às informações na língua portuguesa sobre a história, evolução, tecnologias, sistemas, instrumentos, equipamentos e seus inventores, cientistas e compositores e a relação entre ciência, música e tecnologia. Esta será a primeira mostra sobre música, ciência e tecnologia no Brasil incentivando a criatividade e a curiosidade de jovens pelas inovações científicas aplicadas à área da música. A mostra irá colaborar para popularizar a ciência e a tecnologia através da música, uma maneira diferente e inovadora de divulgar a arte, a ciência e a tecnologia à sociedade.

No âmbito dessa proposta nasce o “Museu Virtual do Sintetizador “, o MVS. O primeiro museu sobre sintetizadores na língua portuguesa. O sistema é um conjunto de páginas na Web para acesso remoto contendo informações multimídia sobre música eletroacústica, eletrônica, concreta, música para sintetizadores, músicos eletrônicos, história, conceitos, tecnologias, sistemas, compositores, cientistas, inventores, instrumentos, exemplos e a produção de composições eletroacústicas do Curso de Composição do Instituto de Artes da UFRGS. O sistema possibilita que o usuário navegue pelas páginas e explore o conteúdo multimídia da base de dados. O Museu Virtual do Sintetizador possui as seguintes sessões:

MUSEU VIRTUAL DO SINTETIZADOR é parte integrante do projeto MOSTRA MÚSICA,
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Equipe de desenvolvimento do MUSEU VIRTUAL – Coordenação e projeto: Prof. Dr. Eloy F. Fritsch

Bolsistas:

Design e programação: Gustavo Demarchi

Pesquisa de Conteúdo: Gesiel da Silveira Vargas

Pesquisa de Conteúdo: Dirceu Ângelo Frittoli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s