Fórum de Música da Serra!

Para contextualizar: no final de 2009 aconteceu uma edição em Caxias do Sul do Circuito Gaúcho de Música, que culminou na Feira da Música do Sul. Durante a Feira, o Fórum Permanente de Música do RS promoveu uma série de reuniões. Participando desses encontros percebi que muitas cidades do Brasil todo tinham fóruns e estavam discutindo o setor da música. Novamente me toquei que a Serra estava à margem de um processo importante, que estamos desconectados, não fazemos parte da rede, do circuito que trabalha pelo desenvolvimento da música no país. Pois bem, conversei com os coordenadores do Fórum estadual e me comprometi a criar um fórum na Serra.

Na quarta-feira passada, dia 24 de fevereiro, tivemos uma reunião pré-fundação do Fórum Serra. O encontro era para conhecer os verdadeiros interessados, decidir estrutura, objetivos, e preparar a fundação oficial. 15 pessoas participaram e outras 15 mandaram e-mails. Algumas conclusões (o que é, objetivos) que chegamos durante a reunião:

O Fórum é uma organização informal, descentralizada, democrática e coletiva. Um espaço permanente, aberto para qualquer pessoa que trabalhe na cadeira produtiva da música. O grupo pretende incluir a Serra no mapa de debates da música do país; organizar e formatar as demandas locais; pensar as prioridades de atuação política local;  buscar a profissionalização do setor, através de formação e capacitação; ser uma organização que represente a música na região; mapear o mercado local (quantidade de músicos, lojas, escolas, bares, CDs lançados, etc.); participar dos demais movimentos em favor da música que têm acontecido no Brasil; participar de Feiras de música e rodadas de negócios em outros estados, representando a música da região; criar uma rede na própria Serra, aproximando as cidades e municípios, ampliando o mercado de atuação.

Algumas pautas que surgiram no primeiro encontro que serão debatidas após a fundação do Fórum:

– OMB

– ECAD, associações, editoras / direito autoral

– Jabá

– Festivais independentes (ABRAFIM)

– Feiras de Música / rodadas de negócios

– Aproximação com SEBRAE para formação, capacitação

– Profissionalização da área

– Políticas públicas

– Leis de incentivo / vale-cultura

– Editais / concursos

– Movimento MPB – Música Para Baixar

– Questões trabalhistas

– Criação, produção, divulgação, circulação

Coordenação:

Serão cinco coordenadores que ficarão no cargo pelo período de dois anos. Serão empossados na data de fundação do Fórum.

1- Indicado pelo curso de Licenciatura em Música – UCS.

2- O titular da área da música do Conselho Municipal de Cultura de Caxias do Sul em atividade.

3- Indicado pela Cooperativa dos Artistas da Serra Gaúcha.

4- Sociedade civil – eleição

5- Sociedade civil – eleição

Cada cidade da Serra poderá indicar um representante.

Próximos passos:

Será agendada uma reunião com Álvaro Santi e Moyses Lopes, ambos coordenadores do Fórum RS, para que apresentem o funcionamento dos demais fóruns no país e para que todos possam tirar dúvidas. Em seguida, a Câmara de Vereadores convocará a assembléia de fundação do Fórum.

Para participar:

Todos que trabalham na cadeira produtiva da música podem participar (músicos, produtores musicais, produtores culturais, produtores executivos, artistas gráficos, estúdios, selos, escolas de músicas, lojas de instrumentos, iluminadores, etc.). Haverá uma reunião mensal presencial e as discussões seguem virtualmente: http://groups.google.com.br/group/fpmserragaucha

Dúvidas pelo e-mail: musicaxias@gmail.com

Confiram matéria do jornal Pioneiro sobre o Fórum: http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/impressa/11,2823465,1217,14203,impressa.html

Há braços!

Ricardo Dini

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s