Reunião dos músicos para votação hoje!

Ocorre hoje a última reunião da série de encontros com a comunidade cultural para sugerir mudanças no Fundoprocultura. Parte das alterações, em especial o aumento do número de avaliadores e o pagamento de jetom para esta função, precisa de aprovação da Câmara de Vereadores. Outras questões, como o aprimoramento de critérios para o processo de avaliação dos projetos inscritos, independem de aprovação legislativa e têm conquistado adeptos nos debates que estão sendo feitos nas duas últimas semanas.

Em geral, o que se viu nestes encontros é a vontade de direcionar ainda mais as avaliações dentro das próprias áreas. A comunidade artística acha necessário uma divisão de gêneros para melhor aplicar os critérios sugeridos. Os projetos musicais, por exemplo, seriam avaliados por estilos.

Segundo o maestro da Orquestra Municipal de Sopros, Gilberto Salvagni, que coordena a comissão de música, esta maneira de avaliação será amadurecida na reunião de hoje.

– Essa mudança evitaria uma concorrência desleal entre um gênero e outro e uma conclusão subjetiva do que é bom ou ruim. O proponente inscreve seu projeto sabendo quais critérios serão avaliados – explica Salvagni.

Na área de cinema e vídeo também foi solicitado que os projetos sejam divididos em ficção, documentário e animação na hora de serem julgados. Outra novidade seria o registro na Agência Nacional de Cinema depois de prontos. O produtor de cinema Lissandro Stallivieri explica como isso seria medido.

– Quem colocar no projeto uma verba destinada ao registro (na Agência Nacional de Cinema) ganharia mais pontos.

Nas artes plásticas e na dança a intenção é diferenciar a avaliação por propostas. Nas artes, seriam julgadas separadamente uma exposição de um projeto de pesquisa, por exemplo. A literatura, o teatro e o folclore também seguem esta tendência.

A partir dos encontros realizados na Secretaria da Cultura para definir os critérios de avaliação será elaborado o novo edital do projeto. Mas o lançamento deste ano deve atrasar.

De acordo com João Tonus, diretor do Departamento de Projetos Especiais da Secretaria da Cultura, a previsão de lançar o novo edital em maio não se cumprirá.

Representantes do segmento de música realizam o último encontro hoje, na Secretaria da Cultura (Rua Dr. Augusto Pestana, 50), na antiga Estação Férrea, às 18h30min.

Fonte: Pioneiro

Anúncios

Um comentário sobre “Reunião dos músicos para votação hoje!

  1. Robinson Cabral disse:

    Vejamos: Na área de cinema e vídeo também foi solicitado que os projetos sejam divididos em ficção, documentário e animação

    ao mesmo tempo que a Secretaria de Cultura defini a divisão de gêneros….
    favor ver matéria da zero hora sobre a impossibilidade hoje de divisão de gênero……assim caminha nossa cidadezinha

    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2490231.xml&template=3898.dwt&edition=12202&section=999

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s